Micro e pequenas empresas do país serão capacitadas em inovação


O Programa Varejo Inteligente Conecta Brasil vai promover a aceleração e a cultura inovadora em 900 negócios do setor de comércio e serviços espalhados por todo o Brasil.

Da Agência Sebrae

De tendência a prioridade. Essa foi a escalada da inovação no mercado varejista mundial. No Brasil, não é diferente. De acordo com uma pesquisa da consultoria de inovação, ACE Cortex, para 85% das empresas nacionais, a inovação é uma prioridade. Apesar do expressivo desejo de mudança, o levantamento mostra que somente 36% dos negócios possuem estrutura para promover e colocar em prática novas ideias.

Um estudo do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas Rio Grande do Sul (Sebrae-RS), juntamente com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), em 2022, revelou que os principais retornos obtidos pelos pequenos negócios que inovaram foram a conquista de novos clientes (85%), a melhoria de processos (55,4%), o aumento das vendas (53,8%) e a fidelização dos clientes (41,3%). Em outra perspectiva, a pesquisa revelou que o processo de inovação é composto por dores como falta de recursos financeiros (64,8%), falta de tempo (38,8%), escassez de recursos humanos (38%) e o não conhecimento técnico (34,4%). Os setores que mais inovaram ao longo dos últimos anos, segundo o levantamento, foram Serviços (52,5%) e Comércio (31,4%).

A pesquisa mostrou ainda que 67% das micro e pequenas empresas almejam buscar apoio externo para inovar e 63,4% já foram em busca de ideias fora do ambiente do negócio. Com esse grande potencial de inovação a ser explorado nas quase 20 milhões de Micro e Pequenas Empresas (MPE), em todo o país, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Nacional), com o apoio da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), lançam o projeto Varejo Inteligente Conecta Brasil, uma iniciativa que tem como objetivo promover a mudança de mentalidade dos empresários participantes, desmistificando a inovação e tornando sua prática possível em seu dia a dia em médio e longo prazo. A metodologia se dá por meio de capacitações, workshops, consultorias individuais, oficinas práticas e eventos de conexão com startups.

Leia completo: